terça-feira, 28 de setembro de 2010

O que é um Vinho Verde?


As uvas não estavam maduras?! Ou será que é outra cor de vinho, além do branco, rosé e tinto?

Estas duas perguntas refletem as principais dúvidas quando falamos sobre este tal vinho verde. Façam suas apostas... mas se você apostou em alguma das duas opções acima, você perdeu, apesar de poder encontrar cartas de vinhos em Portugal (principalmente no norte do país), dividida entre verdes e maduros.

Na verdade, Vinho Verde é um vinho produzido exclusivamente na região noroeste de Portugal, delimitada entre os rios Minho e Douro. Esta região tem uma vegetação muito rica, sendo conhecida como região do verde... daí o Vinho Verde! Nem preciso dizer que Vinho Verde tem que ser, obrigatoriamente, português.

Com baixo teor alcoólico, e portanto menos calórico, o Vinho Verde é um vinho frutado, fácil de beber, ótimo como aperitivo ou em harmonização com refeições leves e equilibradas: saladas, peixes, mariscos, carnes brancas, tapas, sushi, sashimi e outros pratos internacionais. Somado a isso, por ser mais ácido e levemente gaseificado, torna-se um vinho mais fresco, ideal para ser bebido em dias mais quentes.

E atenção: o Vinho Verde pode ser branco, tinto ou rosé!!! O branco harmoniza bem pratos leves ou até mesmo como aperitivo. O tinto já combina com um bom bacalhau.

Lembre-se: Vinho Verde português é pleonasmo, oh pá! É como subir para cima, sair para fora, adicionar algo a mais, etc...




sábado, 18 de setembro de 2010

Casa Valduga Cabernet Sauvignon Premium 2005



Já havia comentado um exemplar da mesma linha, só que da safra 2006. Naquela época falei que este era melhor que seu irmão mais novo.

Prova disto é que a safra 2005 ganhou vários prêmios:
- medalha de ouro no Mundus Vini - Alemanha - 2008;
- medalha de pratar no Vinus - Argentina - 2008;
- medalha de bronze no San Francisco International Wine Competition - USA - 2008.

Você imagina que este vinho deva custar uma grana, certo? Esta é a melhor parte. Seu preço varia de R$35 a R$45... pelo menos valia (esta é a notícia ruim): É muito difícil encontrar esta safra hoje em dia, o que pode elevar o seu preço. Se você achar por aí, manda ver que vale.

É um vinho "É bom!" com certeza.

Santa Marina Cabernet Sauvignon/Shyraz



Um dos melhores vinhos que já tomei. Experimentei-o pela primeira vez na própria vinícula, na Espanha. Muito bom, inclusive para se degustar sozinho. Acredito que fico bom com uma massa um pouco mais pesada.

É um corte (mistura) de 70% Cabernet Sauvignon e 30% Shyraz. Foi envelhecido em carvalho francês e um pouco em carvalho americano. O que muda isso? Os sabores e aromas são mais complexos... mas mesmo assim agrada a todos.

Um dos melhores custo-benefício com certeza. O custo não é baixo, mas o benefício é muito bom! O melhor vinho dos comentados até aqui neste blog. Fica entre "É bom!" e "Du Caralho!!!"