terça-feira, 19 de abril de 2011

Juno Rosé

Este é um mês de novidades no nosso blog. No último post comentamos, pela primeira vez, um vinho francês. Agora uma publicação que também não é comum: um vinho rosé.

Primeiro vamos entender o que é um vinho rosé. Mistura de branco com tinto? Se for bom, com certeza não é mistura. Na verdade, um vinho rosé é produzido com uvas tintas, porém passa por um processo chamado de maceração curta. Esta é a etapa em que o mosto (o caldo que se consegue depois de esmagar as uvas) fica em contato com as cascas (que é o que dá a cor). É algo feito na produção dos vinhos tintos, mas que, neste caso, dura pouco tempo - entre 2 horas a 3 dias - daí a cor rosa. Após, este vinho será vinificado pelo mesmo método dos vinhos brancos. E seu gosto está mais para os brancos que para os tintos.

O Juno Rosé é produzido na África do Sul - na região de Paarl , conhecida pelos vinhos tintos bons e baratos - e já havíamos experimentado no wine day 2010. É muito gostoso e refrescante. Apesar de não termos no rótulo as uvas que o compõe, demos uma pesquisada na internet e descobrimos que é um corte de Grenache, Pinotage, Shiraz e Zinfandel.

O preço dele gira em torno de R$30,00. Vale mais que isto. Segundo a nossa classificação "É bom"... não se passa vergonha e agradará quase todos os gostos.

Um comentário: