segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Escolhendo uma adega: a via crucis



Sempre falamos de vinhos e, uma ou outra vez, abordamos alguns conceitos ou comentamos o uso de acessórios. Vamos conversar de algo um pouco diferente do usual: a escolha da adega.

Comprar uma adega pode parecer fácil: escolhemos uma com o espaço necessário e pronto - é só ligar na tomada e guardar as garrafas. Não é bem assim. Se não atentarmos a alguns detalhes pode-se perder dinheiro e, pior que isto, ter uma dor de cabeça digna das maiores ressacas de vinhos ruins.

E por que escrever sobre isto agora? A resposta é óbvia: eu comprei uma há pouco mais de um ano, tive problemas e ela "morreu" outro dia.

Tudo começou quando decidi por adquirir uma adega. Fui ao Carrefour e vi uma bacaninha, para 16 garrafas. A importação era do próprio supermercado. Saí com ela da loja e passei no posto de teste de produtos. Ela foi ligada na tomada e funcionou: show de bola! Eu tinha uma adega!

Quando fui ligá-la em casa no dia seguinte ela estava bamba. Achei que era só efetuar um ajuste nos pés. Surpresa: não existia este tipo de ajuste. Então, por que ela estava daquele jeito? Descobri que ela estava amassada na lateral. Reclamei com o Carrefour e nada. Briguei muito, enviei e-mail para a imprensa e não tive nenhuma solução que resolvesse meu problema. Pior: o Carrefour mentiu para a rádio, dizendo que tinha falado comigo e resolvido a situação. Ou seja, vai aqui a primeira dica: NÃO COMPREM NADA NO CARREFOUR! Não é uma empresa idônea.

Fiquei com a adeguinha torta mesmo. Pelo menos ela funcionava... no inverno. Quando o clima esquentou eu percebi que ela não conseguia baixar a temperatura até a ajustada no painel. Isto foi piorando ao longo do tempo. No final a minha adega estava mais para chocadeira. Até que outro dia ela apagou - virou um armário de vinhos torto.

Eu precisava de uma nova e decidi pesquisar antes de fazer outra bobagem. Descobri uma coisa muito importante: não entendo quase nada de vinhos, mas sabia menos ainda sobre adegas. Depois de estudar um pouquinho, aprendi algumas características que vou dividir com vocês.

Existem dois tipos de adegas - as termoelétricas e as eletrônicas-digitais. As primeiras, sem meias palavras, NÃO PRESTAM!!! São as chocadeiras disfaçadas. Estas trabalham com troca de calor, em uma faixa de temperatura pequena - na melhor das hipóteses chegam a 10°C abaixo da temperatura ambiente - se não estiver muito quente (no máximo 25°C).

As adegas eletrônicas-digitais utilizam um compressor e são as melhores. O sistema é quase identico ao funcionamento das geladeiras, porém consegue manter a temperatura adequada para a manutenção de vinhos e a grande maioria tem um sistema que diminui a vibração do motor.

Legal! Então é só comprar uma adega com compressor e todos os meus problemas acabaram? Não! Outra coisa que descobri é que o pós venda é de extrema importância, mesmo porque a maioria dos produtos que estão no mercado brasileiro são importados. Quando acontece algo de errado a reclamação mais comum é a falta de peças para reparo. O pior: tirando as empresas que produzem os cadilacs das adegas (como a Art des Caves, por exemplo), todas as outras tem várias denúncias no "Reclame Aqui". Logo, o dilema é: correr o risco ou pagar mais caro.

Na minha pesquisa eu encontrei um site aonde existe um forum de discussão sobre adegas. O autor chama-se Antônio Coelho e o site é o www.decantandoavida.com. O link para o fórum está aqui. Minha decisão saiu daí, de pesquisas no "Reclame Aqui" e, logicamente, de preço.

Minha primeira opção era uma Eletrolux, com duas zonas. Queria poder armazenar tintos e brancos na temperatura ideal. Decepção de cara: ao buscar no Google descobri algumas reclamações sobre a adega congelar os vinhos e, segundo as vítimas, os técnicos diziam que era um problema comum do modelo.

Depois achei uma GE para 29 garrafas, também com duas zonas. Pensei: se a GE faz até motor de avião, não vai dar trabalho. Ledo engano! No "Reclame Aqui" a empresa demora por volta de 62 dias para responder sobre os problemas citados e apenas 29% dos consumidores voltariam a comprar seus produtos. Até este momento ela era minha preferida, pois havia pensado em pagar por uma garantia extendida. Mas se a empresa não cumpre com suas obrigações, seria apenas mais tempo torcendo para a adega não quebrar pois a GE possivelmente iria me deixar na mão.

A Art des Caves tem adegas muito caras. No preço de uma para 40 garrafas (com zona única), compra-se uma LG para 65 garrafas com dual zone. Aliás, a LG está no meio do caminho entre as principais grifes e as outras. A empresa também tem denuncias no "Reclame Aqui", porém seu tempo médio de resposta está em 1 dia e 18 horas e praticamente metade dos clientes voltariam a comprar seus produtos. A empresa tem 3 modelos no mercado: para 41, 65 e 81 garrafas. As duas últimas tem duas zonas de temperatura. Outro diferencial das coreanas são o vidro triplo e o controle interno de umidade. Todos os modelos tem gavetas com acabamento imitando madeira e a maior (imagem do início do post) tem espaço para armazenar taças - um produto muito legal!

Decidi pelo risco calculado: comprei uma LG para 41 garrafas (abaixo) com garantia extendida. A compra da 65 dual zone "coçou", porém tentei ser racional: seria muito difícil conseguir encher uma adega deste tamanho (se você acha caro o preço da adega, faça a conta de quanto dinheiro você vai gastar para tê-la cheia com vinhos de qualidade). Espero não ter que voltar aqui e escrever sobre problemas com minha adega nova.
Para quem está pensando em comprar uma adega, recomendo pesquisar bastante, apesar das opções não serem muitas. Para ajudar, segue a lista das adegas termoelétricas (que não prestam) e das com compressor (eletrônicas-digitais):

Eletrônicas-digitais - temperaturas entre 4 e 18 graus Celsius.
Modelos: Art-des-Caves, GE, Britânia, Suggar, LG, Electrolux, Brastemp (40grfs), Metalfrio, Midea, Eurocave, Liebherr, NovaCave e Samsung.

Termoelétricas - temperaturas de 10 a 25 graus.
Modelos: Tocave, Dynasty, Wine (Conthey), Bon Cheff, Spicy, EasyCooler, HomeLeader, Studii e Brastemp (12 grfs).

Lembre-se: faça valer os seus direitos! Caso você tenha problemas com algum produto, meta a boca no mundo... "Reclame Aqui", Procon, imprensa, etc. Apenas queimando o filme das empresas é que conseguimos que o correto seja feito. E mesmo assim as vezes não dá certo. A partir daí, não compramos mais deles... eu, por exemplo nunca mais botei meus pés no Carrefour.

92 comentários:

  1. Olá Dan, muito pertinente seu post. Todo mundo fica em cima de muro, fala das que não se deve, mas não indicam uma compra. Posto isto, gostaria de saber se está gostando da sua adega LG e se tem uma noção do consumo de energia elétrica mensal que ela proporciona.

    Abs,

    Henrique Macedo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Henrique!

      Estou muito feliz com a adega até agora. As gavetas deslizantes são um toque muito interessante.
      Vou te dizer que o valor do modelo de 65 garrafas, somado com a minha preocupação em ter que enchê-la com vinhos razoáveis me levaram ao modelo de 41 (já pensou quanto dinheiro vai nesta brincadeira? E na de 65 então?).

      Bom, gastei uma baita grana em vinhos neste mês. Não me arrependo... Aliás, se tem algo que ainda me "cutuca" é a idéia de não ter comprado o modelo de 65, com duas zonas de temperatura. Detalhe: a minha "filhinha" de 41 garrafas já está quase lotada.

      Não medi o consumo. Mas se não chamou a atenção, nao deve ser nenhum absurdo.

      Abraços,

      Dan.

      Excluir
    2. As adegas da GE são espetaculares. Tenho uma de 29 dual zone há mais de um ano, recentemente comprei outra de 48. Ontem, fui em um evento de vinhos aqui no Rio e tinha uma venda direta fábrica, os preços são excelentes: www.lojamabecorp.com.br/encontrodevinhos. Dá pra pagar R$ 1.500,00, parcelado, em uma adega que custa mais de dois mil no mercado. Fica a dica!

      Excluir
    3. Valeu! O preço é realmente excelente! Comprei uma de 23 garrafas com compressor por R$ 699,00. Muito boa. Estou adorando...

      Excluir
    4. luana, gostaria de saber como esta se portando essa sua adega GE , verifico sua postagem em março e estou procurando uma adega apra comprar, gostei da GE de 34 garrafas mas , existem muitas criticas sobre a marca

      Excluir
    5. Tenho uma da GE 34 garrafas há dois anos e nunca deu problema. Tenho um amigo que teve problema com um pouco mais de um ano de uso e chamou a assistência técnica autorizada, eles queriam cobrar quase o preço de uma nova para o conserto. Ele então acionou o pós-venda da GE, e por ser um produto de alto nível, ofereceram atendimento personalizado e cobraram apenas a mão de obra para substituição das peças (R$ 90,00). Acredito que a maioria das reclamações da GE são com as assistências técnicas que tentam faturar em cima do consumidor.
      A dica do www.lojamabecorp.com.br/encontrodevinhos é boa!

      Excluir
  2. Só podia ter colocado a fonte na lista das adegas, já que é um total control + c, control + v do site que você mesmo indicou!

    ResponderExcluir
  3. Dan,

    Recentemente comprei a de 65 da LG. Mas percebi que esta formando uma fina camada de gelo na parte interna, no fundo da adega. Isso acontece com vc?
    A temperatura esta em 14 graus.

    ResponderExcluir
  4. Eu não tinha percebido. Depois que você comentou, fui até a adega para observar.
    Acontece aqui também. Apesar disto, não encontrei problemas de umidade nas garrafas.
    Procurei alguma resposta no FAQ da LG. O que dizem lá é que pode ser relacionado com o clima local (presença de umidade).
    Acredito ser normal, uma vez que a adega nada mais é que uma geladeira com coxins mais parrudos para que sua vibração não passe para os vinhos. A geladeira daqui de casa também forma a mesma camada.
    Fora isto, você gostou da adega? Eu não tenho o que reclamar da minha. Meu único arrependimento foi ter comprado a de 41.

    Abraços,

    Dan.

    ResponderExcluir
  5. Até agora estou gostando. Fiquei um pouco preocupado com a questão que te passei, pois fiquei com medo de que a temperatura baixasse muito, prejudicando os vinhos. Fora isso o produto tem um acabamento muito bom, é silencioso, não percebi qualquer especie de vibração. Tenho a adega a apenas dois dias, então ainda estou conhecendo ela, qualquer novidade conto aqui.

    abs,
    Márcio

    ResponderExcluir
  6. Gostaria de um comentário sobre a Continental.

    Referência: Continental AVCT008DP3A0BK 8 Garrafas

    Obrigado pela colaboração.

    No aguardo da resposta,

    Paulo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É FRIA: tive uma e, em menos 3 meses, os números sumiram do visor. Fui na "assistência técnica" e disseram que era necessário trocar...A PORTA!A Continental nunca respondeu meus emails. Soube agora que ela faliu!!

      Excluir
  7. Bom dia Paulo,

    Não sou um entendido em adegas, apenas um consumidor que estudou um pouco as opções do mercado.

    O que aprendi com isso, de uma maneira geral, é que as adegas pequenas costumam ser termelétricas (que é o caso desta continental). Ou seja, se voce mora em um lugar quente ela não vai conseguir manter a temperatura interna conforme selecionado. Nestas situações é melhor optar por aquelas que funcionam com compressor. Elas são mais caras, mas funcionam melhor e são mais confiáveis.

    Abraços,

    Dan.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente as que funcionam com compressor são bem mais caras.

      A temperatura aqui está, no horário mais quente do dia, em torna de 25° a 27°.

      Entendo que a Continental não vá atingir uma temperatura ideal durante essa temperatura, mas, a noite, temperadura em torno de 24 a 23° ela consiga chegar perto do adequado.

      Portanto, acredito que pra um uso esporádico, acondicionada longe do sol, e o consumo de vinho durante a noite, essa Continental vá servir, mesmo não sendo a ideal.

      Aqui encontrei na média de R$ 399,00 e as com condesador na média de R$ 800,00.

      abraço,

      Paulo

      Excluir
    2. Fuja da Continental. Não presta

      Excluir
  8. Tive uma LG65 e faz um ano e meio estou com uma LG AV81. Até agora, nenhum problema. E olha que onde moro a energia elétrica é de péssima qualidade.

    ResponderExcluir
  9. Estamos passando pela mesma via crucis...
    Já estava com o dedinho finalizando a compra de uma Electrolux 33 garrafas e resolvemos pesquisar mais.
    Por enquanto, só encontrei a LG 41 garrafas na Saraiva por 2.600,00.
    Ótimo o seu texto e tivemos a mesma impressão da Art des Caves: Cadilac...rs
    Abraços

    ResponderExcluir
  10. Pessoal,

    Obrigado pelos comentários!
    É muito legal a opinião de mais gente para ajudar quem está atrás de uma boa adega.
    Continuo com a minha LG 41 sem problema algum.

    Abraços a todos!

    Dan

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde.

    Comprei, a bem pouco tempo, uma Midea de 29 garrafas com divisão (vinhos brancos e tintos), por R$ 1.200,00. Até agora foi uma ótima escolha e espero que se torne excelente.

    Moro em Fortaleza-Ce e a temperatura da cidade é bastante elevada. Com este componente climático o motor deverá trabalhar bem mais (penso assim!), contudo a adega esta se comportando muito.

    Estou agora aguardando o consumo para verificar os resultado e estimar o custo final. Retornarei em breve.

    Um abraço a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, comprarei uma dessas semana que vem. E ae, td certo com a tua? E o consumo?

      Excluir
    2. Olá,

      A minha está ótima. Não tenho do que reclamar.
      Não há grandes diferenças na conta de luz por causa dela.

      Abraços,

      Dan

      Excluir
  12. Muito legal seu texto, estou na mesma situação. Fiz quase a mesma coisa que você fez, mas... esta adega da LG parece que sumiu do mercado. Vi este post agora, então aproveito para perguntar: aonde você comprou a sua? Já falei com a LG, que me disse que a de 41 continua em linha, mas as maiores sairão, e que seria encontrada em boas lojas, mas não acho aqui em SP de jeito nenhum!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lavi,

      Eu comprei a minha (LG 41 garrafas) na Fast Shop.

      Abraços,

      Dan

      Excluir
    2. Valeu! Fui lá na última semana do ano e disseram que não a recebm há 6 meses, e que sairia de linha mesmo... Agora estou pesquisando sobre a Ge e a Electrolux, mas estou lendo muitas críticas ao pós-venda.

      Excluir
  13. Também moro em Fortaleza e estou procurando a mesma Midea para 29 garrafas. Você comprou pela internet ou a encontrou em alguma loja em Fortaleza?

    ResponderExcluir
  14. Sobre a adega Midea de 29 garrafas em Fortaleza.
    Comprei a adega na Thermus Service. Localização: Av. Santos Dumont, 3767 - Bairro Aldeota. É um showroom, há três modelos expostos.
    http://www.thermusservice.com.br/2012/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba! Obrigada pela dica. Estou querendo comprar uma adega mas não conhecia uma opção que não fosse pela internet. Vou na thermusservice!

      Excluir
  15. Tenho procurado a adega da LG em vários lugares, sem sucesso.
    Vc tem idea de onde consigo comprar uma? Estou querendo a de 65 garrafas dual zone.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Douglas!

      Desculpe a demora em te responder.
      Tenho conversado com amigos que estão atrás da LG e eles tem enfrentado o mesmo problema. Parece que não tem disponível no mercado.

      Recomendo um contato com a própria LG para questionar o por que disto.

      Abraços,

      Dan.

      Excluir
    2. Nas Americanas.com tem e com preço muito bom. quanto ao produto nada a declarar

      Excluir
  16. Ola!! Tenho uma adega de 8 garrafas Dynasty que resolvei nao baixar mais a temperatura, hj fui dar uma olhada sobre o que falavam e ja vi que me dei mal hehehe....dessas adegas que sao melhores, nao existe de 8 garrafas?? Nao encontrei....
    agora nao sei nem se vale a pena tentar mandar consertar...

    Ateh mais...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda,

      É difícil encontrar adegas muito pequenas com compressor. Provavelmente porque elas se tornariam inviáveis economicamente.

      A opção é ir atras das maiores e mais eficientes.

      Beijos,

      Dan.

      Excluir
  17. MUITO BOAS AS INFORMAÇÕES ,ENTRETANTO AINDA NÃO TENHO CERTEZA SE DEVO COMPRAR UMA ADEGA,POIS QUERO COMPRAR SOLUÇÕES E NÃO PROBLEMAS.GRATA

    ResponderExcluir
  18. Tenho uma GE para 23 garrafas que, agora, com pouco mais de um ano, parou de funcionar. O compressor pifou!!! O pior é que um novo custa quase a metade do preço da adega. Estou muito insatisfeita.

    ResponderExcluir
  19. Ola Dan
    Depois de um ano do seu primeiro post eu me encontro no mesmo momento de pesquisa e reconheço os comentários de todos durante minhas analises aos diversos modelos de adegas.
    Realmente o risco não é pequeno quando se compra uma adega. Parece coisa de sorte/azar. Pena que as empresas tradicionais de eletrodomésticos não se deram conta disso, de como o brasileiro tem se interessado mais em vinhos.
    Por conta disso eu fiquei mais tentado em comprar o cadilac (art des caves) de 40 garrafas. Fui a loja deles para pesquisar e vi que não há partes importadas e a garantia é de 3 anos (garantia original e não estendida como o que acontece em outras marcas) o que passa a valer a pena se considerar que as mencionadas até agora não tem tanta duração.
    Alguém tem alguma critica sobre essa marca além do fator preço?

    Abs a todos
    Ricardo C - São Paulo

    ResponderExcluir
  20. Ola quero comprar uma adega da marca studii 45 garrafas no dutyfree. Queria saber se essa adega e termoeletrica ou eletronicas-digitais ( com compressor).

    ResponderExcluir
  21. Olá. Comprem qualquer outra marca de adega, MENOS a Dynasty. Tenho uma de 27 garrafas, que após 1 ano e meio de uso, a temperatura resolveu dar problema. Ela só aumentava. Entrei em contato com a Dynasty e eles só têm UMA assistência técnica no município do Rio de Janeiro e mesmo assim, eles não têm um técnico que vá até em casa, somos nós que temos que levá-la lá. Como a minha é grande, teria que gastar com frete, mais o conserto da adega, que já estava fora da garantia. Hoje, minha adega está parada há meses na minha cozinha servindo de suporte. Comprei barato, mas está me saindo muito caro. NÃO COMPREM ADEGAS DA MARCA DYNASTY!

    ResponderExcluir
  22. E este modelo da Brastemp ?

    http://www.brastemp.com.br/Home/Adegas/AdegaDualZoneBrastempGourmand31Garrafas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também estou de olho nessa adega. Gostaria de ter opiniões de quem já conhece o produto...

      Excluir
  23. Oi Regis,

    Esta parece bem interessante. Ouvi falar muito bem da geração anterior de adegas Brastemp. E ainda tem a vantagem de ser dual zone.

    Abraços,

    Dan.

    ResponderExcluir
  24. Alguém sabe informar qual o consumo KW/H de algum modelo de Adega? Infelizmente os fabricantes escondem esse valor o que é algo absurdo nos dias atuais.

    ResponderExcluir
  25. Caramba, as adegas da LG sumiram do planeta só pq eu resolvi comprar! rsrs tem alguma adega à altura? pensei nessa aqui: http://www.fastshop.com.br/loja/adegas-22532--6/adega-de-vinhos-48-garrafas-ge-profile-p48dc4?cm_re=-_-Vitrine+10-_-GEP48DC4 mas depois que eu li sobre o pós venda da ge fiquei meio desanimado ): essa art des caves, pelo que eu li aqui, é boa.. mas é muito mais cara? nunca pensei que comprar uma adega fosse tão complicado, tá virando uma novela

    ResponderExcluir
  26. Tenho uma LG AV65 há quase 03 anos e embora goste de seu design,acho que quanto ao resto deixa muito a desejar ...O problema já começou na compra porque assim que abri a embalagem notei que havia uma marca de "mão" enorme estampada por dentro do vidro, algo que nunca imaginei que pudesse passar por um controle de qualidade mediano, que dirá por um do quilate de uma empresa como a LG. Ainda assim ,como havia comprado a adega de uma loja virtual no Rio de Janeiro (e sou de São Paulo)resolvi deixar pra lá e simplesmente limpar a mancha, o que provou não ser tão simples já que ela simplesmente não saía, na verdade custou a mim e minha esposa 02 dias de esforços passando os mais diferentes tipos de produtos(desses tipo limpa vidros)até que ela finalmente fosse removida.Bom,tenho uma coleção razoável de vinhos e não foi difícil enchê-la de imediato.Fiquei feliz por um curto espaço de tempo até ter tido a infeliz curiosidade de testar se a temperatura interna indicada (neste modelo existem 02 mostradores digitais)no display era realmente a temperatura real em seu interior.Para isso selecionei os dois ambientes da adega na mesma temperatura (14º)e comprei dois termômetros digitais de marcas diferentes e com higrômetros embutidos e coloquei-os lado a lado dentro da adega para aferir a medição da temperatura.Verifiquei antes que ambos quase sempre indicavam a mesma temperatura e umidade(com diferenças de décimos)o que mostrou ser um indicativo de que"falavam a mesma língua ".Feito isso comecei a comparar as informações indicadas pelos 02 termômetros com aquela indicada pelo display interno da adega e percebi que ocorriam enormes diferenças.Ou seja,já que a AV65 é vendida como um modelo de compressor com regulagem eletrônica de temperatura e umidade, ela deveria fazer exatamente isso,regular a temperatura em função do que é mostrado no display e manter a umidade entre 50% e 70% em média, pois é essa a umidade ideal para a correta conservação dos vinhos.Pois é,deveria,pois na prática o que constatei é que enquanto ela marcava uma determinada temperatura em seu display digital a temperatura mostrada em ambos os termômetros digitais (temperatura real)era cerca de 02 a 03 graus Celsius acima daquela indicada no display,isso em um dia não muito quente.No verão percebi temperaturas de até 04 ou 05 graus superiores ao que era mostrado no display,ou seja,eu regulava a temperatura na adega para 14º e na verdade a temperatura interna era de 19º.Isso implica em dizer que se eu regulasse a temperatura no display para 18º ela poderia estar com uma temperatura interna de até 23º o que é muito acima do ideal para vinhos considerados de guarda. Além disso muitas vezes a umidade interna do ar ficava em 30% ou 40% quando a recomendada era quase sempre o dobro disso.Desta forma entrei em contato com a empresa que havia me vendido o produto e esta informou que até retiraria a adega mas que demoraria cerca de 30 dias para dar um parecer sobre o caso.Como nela já estavam armazenados vinhos que superavam em muito o seu valor resolvi também deixar(mais uma vez)pra lá pois o prejuízo de ficar sem adega por mais de um mês seria maior do que as diferenças de temperatura. Então contatei a assistência técnica (isso com apenas 04 meses de utilização).O técnico veio,trocou a placa eletrônica e no final não houve nenhuma melhora.Acabei contornando o problema através de um pequeno truque:toda vez que percebo que há um dia muito quente regulo a temperatura da adega para uns 04 ou 05 graus abaixo da temperatura que eu realmente necessito pois isso compensa a deficiência da refrigeração.Ou seja,em dias quentes se quiser que internamente ela fique em 14º é só regular o mostrador para 09º ou 10º pois assim terei a temperatura desejada.Quanto ao problema com a umidade acabei ficando à mercê do clima mesmo... Pode até parecer exagero de minha parte mas acredito que tais problemas não deveriam ocorrer em um produto que me custou na época mais de R$4.000,00.No final das contas,é como diriam os franceses: C'est La Vie ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. estou com problema semelhante com uma Brastemp Dual zone. Com o termometro em 8graus nas duas prateleiras as temperaturas esta semana em SP (verão de rachar) são 13 e 21 graus. Vou devolver a adega, faz uma semana da compra.

      Excluir
  27. olá, sempre tive adegas arts des caves, a de 40 garrafas e já há algum tempo a de 90. Sem nenhum problema. 10!! fui seduzido pelo preço e design de uma GE 29 garrafas dual zone. resultado: após 1 ano e meio parou de refrigerar. Diagnóstico: vazamento de gás. Solução?? não. impossível - jogar fora. Isso dito pela própria assistência técnica GE e por outros especialistas. Aliás todos foram unânimes. "é feita na China e a GE só coloca seu nome. O pessoal da assistência disse que há várias que foram retiradas e virarão sucata. Definitivamente que quiser uma adega de qualidade deve optar pelas eletrônicas e a Arts Des Caves é sem dúvida a melhor. GE? nunca mais. Parabéns pelo texto!

    ResponderExcluir
  28. Estava querendo adquirir uma pequena adega, das simples mesmo (tinha visto uma Continental), para 8 ou 12 garrafas mas estou vendo que é mais difícil do que pensei. Não quero comprar um produto que com 01 ano não funcione mais. Também não quero investir muito pois estou apenas começando a apreciar vinhos e os que compro não são vinhos de alto valor. O problema é que atualmente guardo em um armário na sala, mas moro em uma cidade quente e tenho medo que estraguem antes da hora.
    Assim, será que não é melhor ter uma adega, ainda que das simples, do que guardar os vinhos no armário?

    ResponderExcluir
  29. Estava querendo adquirir uma pequena adega, das simples mesmo (tinha visto uma Continental), para 8 ou 12 garrafas mas estou vendo que é mais difícil do que pensei. Não quero comprar um produto que com 01 ano não funcione mais. Também não quero investir muito pois estou apenas começando a apreciar vinhos e os que compro não são vinhos de alto valor. O problema é que atualmente guardo em um armário na sala, mas moro em uma cidade quente e tenho medo que estraguem antes da hora.
    Assim, será que não é melhor ter uma adega, ainda que das simples, do que guardar os vinhos no armário?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, essa menores, como a da Continental, são de placa termoelétrica. Não dura muito... Principalmente se morar cidade quente, como a maioria dos Brasileiros. Na loja da fábrica (www.lojamabecorp.com.br/encontrodevinhos), ela custa em torno de 300 reais. Recomendaria gastar um pouco mais (R$ 700,00) e comprar a GE da mesma fábrica de 23 garrafas com compressor. Boa sorte!

      Excluir
    2. Continental é FRIA TOTAL!! Sai fora logo

      Excluir
  30. Olá pessoal, acabei de ligar para a LG e me informaram que pararam de produzir os três modelos de adega, logo a LG que tive boas referências e estava pensando em comprar a AV41 ou AV65.

    Agora estou pensando em comprar a Brastemp Gourmand Dual Zone 31, alguém tem referências ?

    Obrigado.
    leorocha

    ResponderExcluir
  31. Olá pessoal! Alguém tem algum comentário sobre as adegas Suggar? Estou interessada no modelo para 27 garrafas.

    ResponderExcluir
  32. Galera, eu estava para comprar a adega GE de 23 garrafas até ver as muitas reclamações existentes. Existe uma com características semelhantes só que Midea (modelo MWC23) alguem tem alguma opniao ou referência dela? Grato

    ResponderExcluir
  33. Comprei uma adega da PHILCO, de 21 garrrafas. Excelente produto! Com compressor. Recomendo.

    ResponderExcluir
  34. Eu tenho um medidor de consumo de energia e descobri uma coisa estarrecedora: minha adega termoelétrica dual zone para 18 garrafas gasta o dobro da energia que a minha geladeira duplex! É isso mesmo! São 90kw/h por mês! Isso porque ela fica sempre "suando" 100% do tempo para tentar manter a temperatura programada (e olha que o clima em Brasília nem é quente). Para comparar, tenho um freezer pequeno para cerveja que gasta apenas 15kw/h no mês. É muito provável que as adega com compressor sejam mais eficientes que as termelétricas, de forma que a diferença de preço seja compensada rapidamente na conta de energia.

    ResponderExcluir
  35. Pessoal,

    Moro na Bahia e estou querendo comprar uma adega. Alguém recomenda a adega da philco ou da sugar?

    Fernanda

    ResponderExcluir
  36. Comprei uma da Suggar. E só me deu trabalho. Adega suggar não funciona. Em dois anos já foi para o conserto 3 vezes. Não tem assistência técnica na cidade do Rio de Janeiro (!). Parou de gelar, o compressor faz muito barulho parece um apito. Estou de saco cheio! Suggar Nunca Mais!!!

    ResponderExcluir
  37. Meu caro Dan, dei Boas gargalhadas com sua desgraça , mas não me leve a sério e de antemão te agradeço, Estava a aproveitar o meu primeiro dia dos pais e pedir uma adega termo elétrica mas como vc disse que é uma merda e eu li isso com mais sutileza em outros lugares...acabei desistindo de uma easy cooler de 12 garrafas por 399,00 paus... Achei uma da mesma marca de 16 garrafas por 799,00 esta com compressor, o que vc Acha? Um abraço...Edu Guimarães...

    Obs. Natural de Santos morando a 3 anos no Ceará e degustando os Vinhos das vinícolas do Rio São Francisco... Bom Moscatel, Shyra honesto e um Cabernet fraco... Detalhe são 3 safras por ano, vinhos jovens...

    ResponderExcluir
  38. Adega GE não presta, produtos reprovados por vício de fabricação no primeiro mundo!
    Reclame aqui referente a GE Eletrodomésticos
    Rio de Janeiro - RJ Domingo, 17 de Agosto de 2014 - 12:59
    Adega GE parou de funcionar em 29.06.2014, até hoje, sem solução.
    Protocolo 045516121.
    Central Atendimento e assitência técnica não resolvem.
    Diversos emails e telefonemas sem retorno.
    A GE NUNCA me contactou.
    O desinteresse impressiona.
    Produtos não aprovados no primeiro mundo?
    Pelo visto só judicialmente.
    Cordialmente,
    José Carlos Nunes

    ResponderExcluir
  39. Dan, parabéns pelo seu blog, vou de grande valia.
    Li de ponta a ponta, inclusive os comentários. Aprendi que as adegas com compressor são melhores do que as termos elétrica, porém não consegui definir qual a melhor marca.
    Gostaria de saber se ainda está satisfeito com a sua depois de dois anos de blog.
    Abs
    Antonio Carlos

    ResponderExcluir
  40. Olá estou pensando em comprar a adega brastemp gourmand 31 garrafas por ter a quantidade de garrafas que procuro, ser dual e não vi reclamações desse modelo na net. Vcs sabem me dizer algo ou opinião? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que o único problema com este modelo é que as gavetas não são deslizantes o que dificulta bastante o manuseio das garrafas ou mesmo a visualização rápida dos rótulos quando se quer retirar uma determinada garrafa.

      Excluir
  41. Comprei uma Midea de 29 garrafas que embolorou TODAS as minhas garrafas (Barolos, Brunellos e afins). A parte de cima estava com gelo que, ao derreter, caía tanto nas garrafas de cima quanto nas do compartimento de baixo, pois há um furo que faz a ligação entre os 2 compartimentos. Até agora, o prejuízo foi grande. Não recomendo comprar este brinquedo chinês.

    ResponderExcluir
  42. Comprei uma eletrolux ACS 34, sistema de compressor. O manual informa que o painel digital marca a temperatura interna, o que é totalmente incorreto, pois ele fica estático na temperatura programada.. Fiz medições no ambiente interno com dois termômetros em locais distintos, e percebi que há uma variação de temperatura de 4ºc entre o compressor ligar e desligar, ou seja: se programar 13º, o compressor irar acionar quando a temperatura interna chegar a 17º e ira desligar quando atingir os 13º, gerando essa variação enorme de 4º. Na prática tem-se uma variação de 1 a 1,5º no liquido das garrafas dependendo da posição na adega, fiz também medição nos liquidos, o que considero um absurdo para uma adega de mais de R$ 1600. Hoje fiz contato com a empresa para devolver o produto, já que ainda está no prazo de sete dias.
    Pelos comentários acima, todas as outras marcas convencionais apresentam problemas, marcas como LG e GE, e além disso, parece que essas marcas retiraram seus produtos do mercado.
    Vou tentar comprar uma Art de caves, se conseguir posto aqui as primeiras impressões.

    ResponderExcluir
  43. alguém indicaria alguma marca de adega que funcione ? Essa brastemp gourmand 31 garrafas é confiável ? alguém que a possua poderia dar uma opinião em relação à variação de temperatura da mesma ?
    Rodrigo
    Pouso Alegre/MG

    ResponderExcluir
  44. Parabéns!!!! Gostei muito das suas dicas, principalmente porque sou um iniciante no vinho, com pouca grana e meu apartamento é minusculo. Estou querendo comprar uma adega, pois, não tenho um lugar adequado para os mesmo. Quero uma entre 6 e 8 garrafas e no máximo 12, mas tem de ser pequena, silenciosa e barata. Qual você me indica?

    ResponderExcluir
  45. Muito bom seu post. Estou procurando uma com compressor, mas tenho problema de espaço. Achei uma da Easy Cooler, mas estou preocupada com a qualidade da marca. Sabe algo sobre ela? Tenho uma Dinasty termo. Ruim demais! Obrigada

    ResponderExcluir
  46. Ola.
    Tambem estou na mesma duvida da Karoline Busatto!
    Estou quase comprando uma da Easy Cooler de 18 garrafas. Achei informacoes sobre a marca em diversos sites, varios comentarios bons, e o preco eh otimo tambem. No entanto, pude observar que essa adega Easy Cooler pra 18 garrafas nao tem protecao contra raios UV, e sei que isso faz toda a diferenca: Correto Dan? rsrs
    Queria saber opinioes de alguem que tenha adegas dessa marca e que indique, ou contra indique ne!!!!
    Entrei tambem em uma loja super bem conceituada aqui em BH - MG que vende Dynasty. Mas de acordo com os comentarios acima, percebi que ela eh pessima, e ja deu trabalho pra muita gente! Ja desisti de comprar da marca Dynasty entao!
    Agora me resta saber sobre a marca Easy Cooler! Alguem pode me ajudar dando algum palpite sobre a referida marca??? Preciso saber tambem da assistencia tecnica... Eh um fator muito relevante para comprar uma adega... Alguem que more em BH - MG sabe me dizer se a assistencia tecnica dessa marca eh de facil acesso?

    Obrigada pessoal!
    Beijo grande.

    ResponderExcluir
  47. CONSERTO EM DOMICILIO COM GARANTIA DE 150 DIAS TEMOS TODO MATERIAL ,NACIONAL OU IMPORTADA..RAPIDO PRATICO E EFICIENTE! .EM TODOS CONSERTOS REALIZADOS ,FAZEMOS A MANUTENÇAO GERAL DO APARELHO .garantia de 150 dias (21)31684542 (21)991313532 claro( 21) 972569823 vivo ADRIANO.

    ResponderExcluir
  48. Parabéns Dan pelo texto lindamente escrito. Continue postando textos como este, tente também em jornais locais de sua região, revistas etc, pois vc escreve muito bem. Estou te dizendo isto me baseando nos textos porcamente escritos na internet, revistas e jornais por ditos profissionais da comunicação!

    ResponderExcluir
  49. Parabéns Dan pelo texto lindamente escrito. Continue postando textos como este, tente também em jornais locais de sua região, revistas etc, pois vc escreve muito bem. Estou te dizendo isto me baseando nos textos porcamente escritos na internet, revistas e jornais por ditos profissionais da comunicação!

    ResponderExcluir
  50. Moro em Florianopolis...alguem poderia me ajudar..e informar se essa marca easy cooler e boa ? Estou procurando uma adega pequena..obrigada

    ResponderExcluir
  51. Oi, sou de Domingos Martins e estou pesando em comprar uma adega da Easycooler. Alguém tem como me informar se vale a apena?

    ResponderExcluir
  52. Oi, moro no Rio, e comprei uma Midea com 23 garrafas, a 2 anos atrás, e nunca deu qualquer tipo de problema, recomendo, produto excelente.

    ResponderExcluir
  53. Olá sou Silvia, moro em Ribeirão Preto. Aguem ja comprou essa Adega de Vinhos da Easycooler 18 Garrafas ?? Ela é boa??

    ResponderExcluir
  54. Boa Tarde amigos, Venho apresentar a LA CAVES Adegas Climatizadas, com mais de 10 anos de experiência e com Projetos já realizados para renomados Hotéis, Restaurantes e Personalidades

    – RESTAURANTE BENE – SHERATON RIO HOTEL & RESORT – LEBLON
    – RESTAURANTE BECCO – BARRA DA TIJUCA
    – RONALDO NAZÁRIO (Fenômeno)
    – SÉRGIO CABRAL (Ex Governador do Rio de Janeiro)

    Segue link de nosso Catálogo: http://www.youblisher.com/p/1176457-E-Book-La-Caves-Adegas-Climatizadas/

    21 3880-2639
    h
    ttp://www.lacaves.com.br
    http://www.facebook.com.br/lacavesadegas

    Abraço

    La Caves

    ResponderExcluir
  55. alo, comprei uma brastemp dual zone, mas já devolvi porque quase não cabem garrafas de champagne-espumantes, prateleiras estreitas.
    alguém sabe dizer de alguma dual zone que caibam mais garrafas?
    e há adega da caves para champagne-espumantes? e se há adega que mantenham a temperatura interna constante...porque, conforme visto acima, há bastante variação de temperatura.

    ResponderExcluir
  56. Alguém pode me dar uma dica de adega (e marca) para no máximo 12 garrafas, que consiga manter a temperatura ideal? Vi que as de 8 realmente são termoelétricas, e pelo que fala no artigo, não são boas.

    ResponderExcluir
  57. Euclides Neto.
    Sugiro a Suggar Lyon 13 garrafas. É com compressor, pode ser embutida, não vibra. Comprei ontem a minha depois de muito esperar (as lojas não tinham em estoque). Tenho pouco espaço em casa, acredito que essa adega vai se ajustar bem à necessidade.

    ResponderExcluir
  58. Oi, boa tarde.
    Estou na busca sem fim de uma adega.
    Bem olhando alguns sites e principalmente o reclame aqui, meio que acabei por decidir por comprar uma art des caves usada.
    O que vocês acham disso? É uma boa opção?

    ResponderExcluir
  59. Eu comprei uma Springer 48 garrafas. Single zona. Excelente! Coloquei um medidor de temp/hum. E ela realmente regula muito bem. Além disso ela tem uma diferença de uns 2 graus entre as prateleiras superiores e inferiores o que auxilia nos brancos e tintos. Só tem o defeito das prateleiras estreitas que raspa o rótulo das garrafas bojudas. Essa Springer saiu de linha, mas se conseguir achar, recomendo.

    ResponderExcluir
  60. Dan me responde uma coisa. Atraves de suas dicas estou pensando em adquirir uma lg para 41 garrafas, mas ela é silenciosa?? Pq vou coloca-la no meu loft e to com medo de não conseguir dormir com o barulho do compressor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A LG 41 garrafas é extremamente silenciosa! Digo isso pois tenho uma LG 65 há 04 anos e o motor continua funcionando firme e silencioso.Está no meu quarto de hóspedes e por diversas vezes já recebi parentes que dormiram em casa e nunca reclamaram do barulho. O único problema é que as adegas da LG estão fora de linha desde 2013 . A não ser que encontre uma usada será difícil adquiri-la.

      Excluir
  61. Acho engraçada esta matéria ... Embora tenha sido muito bem escrita e despertado enorme interesse dá para perceber que o blog foi completamente abandonado pelo seu autor já que nunca mais respondeu ou atualizou nada desde Julho/13, ou seja , há mais de 03 anos! Ainda assim, as pessoas continuam a fazer perguntas ao Dan como se ele estivesse firme e forte respondendo a todas( mesmo quando estão sendo claramente ignoradas ).No final das contas ela acabou crescendo sozinha e propiciou aos internautas trocarem informações entre si já que o seu autor infelizmente a abandonou. È um caso raro e clássico onde a criatura tomou vida própria e superou seu criador ...

    ResponderExcluir
  62. Excelente post . Obrigado por compartilhar as informações.

    ResponderExcluir
  63. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  64. Michele , o que você escreveu que precisou ser removido ?

    ResponderExcluir
  65. Olá, pessoal! Alguém que tenha comprado a Adega Climatizada Suggar 13 Garrafas Lyon Controle Digital com compressor pode informar se ela é boa???

    ResponderExcluir
  66. Estou namorando essa Adega Climatizada Suggar 13 Garrafas Lyon Controle Digital com compressor tbém.

    ResponderExcluir
  67. Pessoal, moro em Salvador e gostaria de uma adega para 12 garrafas com compressor. Qual marca vocês me recomendam?

    ResponderExcluir
  68. Gente, não adianta perguntar mais nada o dono do blog morreu.

    ResponderExcluir
  69. Comprei uma adega ACS24, com compressor, da Electrolux, pensando que seria igual a geladeira (não dar problemas). Para minha decepção, com pouco mais de 2 anos (2 meses após o fim da garantia estendida), deixou de gelar. Diagnóstico: vazamento interno de gás (no interior do gabinete). Esse problema, procurei na internet, e é bem comum com esse modelo de adega e mesmo da GE. Segundo a assistência técnica, não tem conserto, pois implicaria a troca do gabinete, peça que eles não têm. Fiz algumas pesquisas e a solução que o pessoal tem usado é trocar o condensador por um condensador externo (se vazamento no condensador), ou trocar o evaporador e respectivos dutos, por peças de cobre. Com essas modificações (e todo o gasto adicional) a adega fica imune a esses problemas de vazamento (informação do técnico). O técnico informou que essas adegas com compressor vindas da China tem esse problema, o que diminui a durabilidade. Um técnico cujo número encontrei na internet, que faz esse serviço é: (61) 99214-2493 - Ugo. Lamentável os produtos já não virem de fábrica com essas características (mais duráveis).

    ResponderExcluir