domingo, 15 de maio de 2011

Dois carmeres: Terra Noble Gran Reserva x Orzada

Saí de férias e para comemorar vou escrever sobre dois vinhos Carmenere: Terra Noble Gran Reserva e o Orzada. Os dois do vale do Maule e ambos de 2008. Não vou dizer que são chilenos, pois carmenere chileno é pleonasmo.



O vale do Maule fica a 250km ao sul de Santiago e é conhecido por ser uma região de vinhos mais simples e hoje é a maior produtora de vinhos do Chile. Apesar da Carmenere representar menos de 6% da área plantada do vale, temos aqui dois ótimos exemplos de vinhos bons desta uva.


O Odfjell Orzada Carmenere 2008 é um vinho mais fácil de tomar. Eu senti tons de cereja e muito chocolate, este último depois de deixar o vinho respirar um pouco.

O Terra Noble Gran Reserva já apresentou aromas de figo, café e tostado, conforme diz no próprio rótulo (tá certo que sou muito sugestionável). É um vinho de gente grande, com aromas e sabores mais complexos devido aos 12 meses que passou no carvalho francês. Pode ser viagem minha, mas senti um leve aroma de manteiga, devido à transformação malolática (quando o ácido málico em lático durante a fermentação).

Gostei muito dos dois vinhos. São da mesma região e safra, ficando boa parte da diferença entre eles na própria vinificação. Quem gosta de de algo mais rebuscado vai preferir o Terra Noble. O Orzada vai agradar mais a mulherada, que curte aromas mais fáceis e um pouco menos de taninos.

Na nossa classificação, "É bom" pros dois.

Nenhum comentário:

Postar um comentário