terça-feira, 27 de julho de 2010

Harmonização, como fazer???

Demos uma pequena passada sobre o tanino. Ah, o tanino, aquela sensação de amarrado na boca, parece que você comeu um maracujá. Mas é assim mesmo.

O vinho tânico serve bem com churrasco... por que??? Por que ele limpa a boca, falando de um modo grosseiro. O churrasco, com toda a gordura da carne, com o sal, o sangue, a boca fica untada (?), o vinho vem e limpa...

Portanto, para se ter uma boa harmonização, o vinho não pode sumir com o alimento e nem o alimento pode sumir com o vinho. Quando toma o vinho deve sentir o gosto do vinho, quando come algo deve sentir o gosto do algo que comeu. Mas a harmonização vai ficar completa quando os sabores se misturam na boca e temos o terceiro sabor. Ai sim fica gostoso.

Para se ter uma idéia, vamos fazer uma degustação bem simples: tome um espumante, brut de preferência. Depois coma um pedaço de queijo de cabra. Depois tome o espumante novamente. No início você vai sentir o gosto separado, depois eles se misturam, formando um terceiro sabor. É muito bom.

Agora vou dizer: untada??? Meu amigo que não teve infância, lembra quando sua mãe fazia bolo, ela pegava uma porrada me manteiga e passava na assadeira??? Aquilo é untar... O churrasco faz isso, o chocolate, o queijo, entendeu??? Por isso cada alimento harmoniza com um vinho diferente.

Agora que sabe o que é harmonizar, já sabe por que eu e o Dan tomamos vinhos com churrasco... certo???

Até o próximo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário