terça-feira, 20 de julho de 2010

Vinho do Porto é vinho ou licor???

Você comprou um vinho do Porto para servir aos seus amigos durante um jantar? Errou feio. O máximo que vai conseguir é estragar o jantar de todo mundo e fazer com que todos fiquem chapados.

O vinho do Porto não é licor, nunca se deve servir durante as refeições e somente alguns podem ser servidos antes das refeições. Durante as refeições, nunca. Ou pelo menos desconheço...

Este vinho é doce e com o teor alcoólico muito alto. Então deixa as pessoas bem relaxadas. Mas é enjoativo de mais. Por isso deve-se servir em doses pequenas juntamente com algum doce: mousse de chocolate, torta holandesa, doces deste tipo.

É caro. Existe uma variedade enorme de vinho do Porto, cada uma mais cara que a outra.

Como a Champagne, só pode ser produzido numa região: a do Porto em Portugal. Portanto, se pegar um vinho que se diz ser do Porto produzido na Argentina, não é do Porto.

Eu não tomei todos tipos de vinhos do Porto, são caros, mas posso sugerir que compre garrafas pequenas, por que são enjoativos e você não vai conseguir beber uma garrafa inteira.

Aproveite com sobremesas, vai fazer sucesso.

Um comentário:

  1. Vinho do porto só nao é chamado de licor por razoes comerciais pois a propria definicao de licor que uma bebida alcoólica doce, que sofreu adição de alcool a frutas,ervas ou outras bebidas, tendo um teor alcoólico de 15 a 55% em volume.

    ResponderExcluir